Perspetivas e desafios comerciais no Sector das TI

Perspetivas e desafios comerciais para 2024 no Sector das TI. Os desafios comerciais com o surgimento da inteligência artificial.

No sector das Tecnologias de Informação os desafios comerciais estão intimamente relacionados às tendências tecnológicas e às exigências do mercado em constante evolução.

Desde a Pandemia Mundial “COVID-19” que verificamos uma aceleração da Transformação Digital, e muitas empresas estão, cada vez mais, à procura de soluções digitais para aumentar a eficiência operacional e melhorar a experiência do cliente. Em contrapartida, a dificuldade no recrutamento e retenção de especialistas IT tem sido um desafio. O que torna este mercado altamente competitivo.

Para singrar e conseguir cativar uma boa carteira de clientes, diferenciação e inovação contínua são essenciais, aliadas à agilidade e à capacidade de adaptação na resposta às necessidades atuais.

Alcançar o sucesso comercial demanda enfrentar estes desafios e capitalizar as oportunidades tecnológicas emergentes, e assim, prosperar no mercado de IT.

Em 2024 a economia digital continuará a crescer, com mais empresas expandindo as operações online, e não só.

Assistimos, e bem, a uma consciencialização ambiental crescente. Em 2024 não será diferente, as empresas que adotam práticas sustentáveis ganharão vantagem competitiva.

Também se prevê que, num futuro próximo, a força de trabalho poderá ser mais diversificada e orientada para a colaboração, com maior foco em habilidades digitais.

E por fim, mas não menos importante, a inteligência artificial, que chegou e ficará para ser uma parte fundamental dos negócios, automatizando tarefas, otimizando processos e fornecendo insights valiosos.

Para as empresas, a Inteligência Artificial pode permitir o desenvolvimento de uma nova geração de produtos e serviços. Poderá ser uma via para métodos de venda mais harmoniosos e otimizados, para aperfeiçoar a manutenção de máquinas e consequentemente aumentar os resultados da produção e da qualidade, como também, para melhorar o atendimento ao cliente e economizar energia.

Não obstante, embora a Inteligência Artificial ofereça muitas oportunidades, também apresenta desafios significativos, por exemplo: Competição desigual; Pressão para investir em novas tecnologias paralela aos custos dispendiosos e alocação de recursos; Ética e regulamentação, no sentido em que é fulcral o controlo do uso da IA, para garantir que a sua prática esteja alinhada com os princípios da empresa; Mudança cultural, aceitação dos clientes e aceitação dos funcionários.

Além dos desafios supramencionados, saliento a Segurança Cibernética. Pois, é altamente provável que a Inteligência Artificial possa ser utilizada por invasores para lançar Ciberataques mais sofisticados. Por esse motivo, é importante a deteção de ameaças in time, segurança de endpoint e autenticação multifator.

 

A IA está a alterar indiscutivelmente a forma como as empresas se relacionam e como os negócios se impulsionam. Cabe a cada empresa conseguir tirar o melhor partido desta nova “forma relacional”!

Subscrever Newsletter

Subscreva a nossa newsletter mensal gratuita e acompanhe as principais notícias e tendências do mercado de trabalho.