As 5 principais dimensões da Inteligência Artificial na saúde

A inovação e a saúde andam de braços dados desde sempre. Nos dias que correm temos o privilégio de podermos aceder a inúmeros desenvolvimentos tecnológicos e a inovadores cuidados de saúde, mas na esmagadora maioria da nossa existência nada disto existia.

A inovação e a saúde andam de braços dados desde sempre. Nos dias que correm temos o privilégio de podermos aceder a inúmeros desenvolvimentos tecnológicos e a inovadores cuidados de saúde, mas na esmagadora maioria da nossa existência nada disto existia. A minha geração, por exemplo, não sabe o que é um mundo sem antibióticos, sem dentistas ou sem um RX. Mas ainda que estes instrumentos sejam agora tão corriqueiros, há muito espaço para conquistar no sentido de melhorar a vida e a saúde das pessoas, até porque há sempre novas doenças a desafiar a medicina e há cada vez mais necessidade de otimizar os cuidados de saúde para que as respostas se tornem mais rápidas e eficientes.

É por todos estes motivos que a inovação tecnológica na saúde é uma realidade cada vez mais acelerada, sendo que na atualidade surge mais recorrentemente a temática da Inteligência Artificial (IA) e o seu peso é cada vez mais significativo na práxis clínica.

Posto isto, resolvi identificar 5 áreas onde os avanços da IA na área da saúde mais se fazem sentir:

Assistência Robótica: As cirurgias executadas à distância são hoje uma realidade graças aos robots comandados à distância, conseguindo o mesmo nível de precisão, reduzindo o tempo de recuperação e possibilitando o acesso a especialistas em qualquer ponto do planeta. Outra grande conquista da assistência robótica são os chatbots usados na monitorização de sintomas de saúde mental, no apoio emocional e na deteção de situações de alerta que determinam o encaminhamento para serviços especializados.

Eficiência Operacional: Os sistemas de IA têm revolucionado o ecossistema operacional, na medida em que otimiza a gestão hospitalar e os processos de trabalho, atua ao nível da segurança dos dados dos pacientes e das unidades de saúde e reduz custos operacionais. A Imagiologia está também a ter grandes desenvolvimentos com os sistemas de algoritmos que executam interpretação de imagens médicas com o intuito de identificar doenças e irregularidades.

Gestão de dados: A IA executa análises de dados a uma velocidade e acuidade inatingíveis a qualquer humano. Assim, com esta tecnologia consegue-se analisar dados genéticos e características individuais com o intuito de aplicar tratamentos à medida de cada paciente. O diagnóstico assistido pela IA tem sido muito utilizado para auxiliar médicos no diagnóstico quando existe uma grande quantidade de dados clínicos que necessitam de ser interligados com rapidez e precisão, assim como na farmacologia se verifica a relevância de ferramentas de análise de dados na descoberta de novos medicamentos e de novas terapias.

Monitorização e diagnóstico preventivo: Através das tecnologias de longo alcance é possível monitorizar pacientes à distância, facilitando o controlo permanente de doenças crónicas e a ação preventiva através da leitura de sinais que permitem a deteção precoce de problemas de saúde. Ainda numa perspetiva de prevenção, os algoritmos da Inteligência Artificial também trabalham a nosso favor conseguindo, através do apuramento de dados do paciente, identificar padrões e riscos de doenças.
Escala e acessibilidade: Não podemos esquecer-nos que, desde o momento em que é feita uma descoberta científica, até à sua aplicabilidade, largos anos se encontram pelo meio. Portanto, indo ao encontro do que já foi mencionado anteriormente, quanto mais rápidas forem as pesquisas e quanto mais eficientes forem os testes e as suas correlações, mais depressa serão aplicadas as terapêuticas aos pacientes. Assim, é natural que a IA seja agora um condutor viável de soluções mais céleres, apressando-se, desta forma, a escalabilidade da solução para que o acesso seja extensível à generalidade da população.

De facto, considero-me bafejada pela sorte por viver num mundo em que os cuidados de saúde estão brutalmente desenvolvidos quando comparado com o tempo dos meus avós e com perspetivas de cada vez mais avanços tecnológicos com o intuito de prolongar e melhorar as nossas vidas. Não há dúvidas de que vivemos tempos entusiasmantes.

Subscrever Newsletter

Subscreva a nossa newsletter mensal gratuita e acompanhe as principais notícias e tendências do mercado de trabalho.