Atendimento de Excelência

Na esfera comercial, dificilmente temos a certeza com quem estamos a interagir, mas certamente que seremos sempre avaliados. A avaliação dos clientes irá variar pois podem ver a experiência como positiva ou negativa, profissional ou não.

Ter excelência no atendimento ao cliente consiste em relacionarmo-nos com os consumidores de forma eficaz, ajudar a resolver os seus problemas por forma a que alcancem os resultados pretendidos.

O objetivo é acrescentar valor e criar ligações com os mesmos, por forma a que se fidelizem e o recomendem, a outras pessoas. Já dizia Philip Kotler – “que um cliente insatisfeito conta a outras 11 pessoas, a sua experiência negativa”. Atualmente, com as redes sociais acredito que esta escala possa ser muito maior e o impacto na imagem da empresa, pode ser devastadora.

Sempre que faço compras, quando vejo colaboradores a fazer um trabalho de atendimento de excelência, dou os meus contatos para que possam contactar-me se alguma vez precisarem de ajuda para encontrar um emprego. As pessoas ficam muitas vezes surpreendidas com este gesto. Gosto de conhecer pessoas que apreciam verdadeiramente o seu trabalho e têm uma paixão pelo que fazem, pois acredito que este tipo de atitude, a prazo, só irá trazer bons resultados.

Apesar de várias empresas verem esta área como um custo e não como um investimento, outras já começam a pedir avaliações dos seus serviços, via telefone, pessoalmente ou digitalmente. Outras até implementam ações de cliente mistério para avaliar o nível de profissionalismo dos seus colaboradores.

Embora esta avaliação possa ter ou não quaisquer consequências significativas, acredito verdadeiramente que devemos fazer sempre o nosso melhor trabalho, pois os clientes merecem-no e nós devemos isso a nós próprios enquanto profissionais

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